A importância do Marketing no Segmento da Beleza
A importância do Marketing no Segmento da Beleza

A importância do Marketing no Segmento da Beleza

 

Nestes últimos anos, o segmento da beleza cresceu muito e para os negócios deste setor, atender a essa demanda exige criatividade e esforços direcionados para se destacar no mercado.

Alguns dos fatores que alavancaram este crescimento está relacionado também ao aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. A mulher moderna valoriza inovações e novidades e está conectada às tendências da moda, beleza e estética. A linha masculina de cosméticos é um exemplo dessa tendência no setor devido a mudança de comportamento dos homens em relação à saúde e bem-estar.

O público masculino é um bom negócio para o mercado atualmente. Os homens estão mais vaidosos e preocupados com marcas de expressão, barba e cabelo e procedimentos de rejuvenescimento.As empresas de cosméticos também investiram na linha acima de 60 anos, encontrando uma oportunidade de negócio. Da mesma forma algumas clínicas de estética, investiram em tecnologia e procedimentos adequados para este público. 

A mulher madura tem necessidades diferentes. O aumento da expectativa de vida dos brasileiros traz a desejo de manter uma aparência saudável com cuidados específicos.

Muitos salões se adequaram a essas mudanças e oferecem serviços que antigamente não eram encontrados no mercado. Empresários que não observam e acompanham essas transformações e tendências se perdem no caminho e se distanciam dos concorrentes. Ao aplicar os conceitos de marketing, o profissional deste segmento deve estar atento a essas mudanças da sociedade para oferecer serviços e produtos conforme suas necessidades.

Neste livro, procurei de forma sucinta, filtrar o que vivencio com meus alunos e profissionais deste setor, compartilhando um pouco desta experiência. Quando me refiro a empreendimentos estes podem ser salões de beleza, clínicas de estéticas, barbearias, esmalterias, dentre outros.

Apresento sugestões desde a fachada do estabelecimento, a recepção e atendimento aos clientes, a importância do uso uniforme, enfim temas que sempre são abordados em sala de aula. Contextualizei os fundamentos do mix do marketing, ou seja, o produto, preço, promoção e ponto de venda assim como o conceito de serviço para o setor da beleza. E finalizo apresentando um modelo de plano de marketing como uma ferramenta essencial para ser colocada em prática para alavancar ainda mais o seu negócio.   

Diante de todas as mudanças, os gestores devem aproveitar as oportunidades inovando em serviços oferecidos, ampliando seu público-alvo e adequando sua equipe para uma nova realidade. É fundamental incentivar e preparar os seus colaboradores por meio da participação em congressos, cursos específicos e feiras de beleza para acompanhar as tendências do setor.

Ao agregar valor à sua marca, você desperta a atenção de todos, e o desejo dos futuros clientes. E acima de tudo entender que as pessoas mudam o seu comportamento o tempo todo e isso reflete diretamente nas estratégias de marketing das empresas de forma geral.

Boa Leitura.

Silvia Zanata

 

O livro está disponível no mercado livre.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-925060137-marketing-para-espacos-de-beleza-_JM 

 

 

Comentários ():
Voltar